terça-feira, 8 de março de 2011

O nascimento carnavalizado


Ó abre alas, que eu quero passar!!


E em pleno Carnaval, nasceu o blog da Casa Warat SP!

Um espaço lúdico, afetivo, mágico, compartilhado, sensível para redescobrimos a cidade que não é feita só de concreto!

Enfim, um espaço para a carnavalização dessa cidade caótica, que tantas vezes nos sufoca e nos esmaga com seus variados tons de cinza. Essa cidade tão recheada de vida e da ausência dela. Que nunca dorme e que parece tão adormecida, anestesiada. Tão repleta de pessoas e de indiferença.

Sim, o blog nasceu no Carnaval, porque essa cidade precisa ser carnavalizada!!

A carnavalização, que "abala ou enfrenta aqueles princípios, crenças ou mecanismos que colocam a razão acima da vida."

A carnavalização, "uma hostilização dos ritos de ordem, provocados pelo rodízio dos papéis simbólicos, a profanação lúdica do que é culturalmente posto como sublime."

A carnavalização, "um jogo que vira o mundo de cabeça, contragolpeia sobre seus centros reguladores de poder, de medo e de hierarquização".

A carnavalização, em que "Os papéis se trocam, tudo fica carnavalescamente invertido, para dar passo, sem pompas acadêmicas, aos fatos da vida e às pulsões vitais."

A carnavalização, "de esperar o inesperado uma súbita inversão lúdica da percepção rotineira e científica da realidade. É como se o mudo se apresentasse for a dos eixos. Uma busca erótica, ludicamente aguçada."

A carnavalização, "uma maneira lúdica de contar a vida. Um espaço para preencher. Um mundo para criar juntando o político ao erótico, e o corpo às significações. Na carnavalização não pode existir um discurso longe dos corpos sem o cheiro dos desejos."

A carnavalização, "uma febre que nos aguarda para a construção de uma nova afetividade. É uma coragem para não engolir mais as idéias velhas. O velho não produz nada, nem o mundo que quer preservar. Ferozmente, o velho contamina o novo de morte."

A carnavalização, que é "ter o espírito desarmado (carnavalizado) para poder incorporar o novo."

Todos os trechos entre "aspas" são, obviamente, de nosso querido Luis Alberto Warat... e é em nome do rizoma que tão generosamente ele criou que mais esta Casa Warat está nascendo...

Sim, é preciso desarmar, carnavalizar o espírito, para se incorporar o novo, para se ressignificar a vida!! Principalmente numa cidade como São Paulo!!

Pode parecer difícil... Mas abre alas, que eu quero passar!!

(continua...)


3 comentários:

rugidos al viento disse...

Hermoso blog, feliz inicio, a melhor energia sensible para vcs, parabens!
Leo

gerivaldoneiva disse...

Parabéns, amig@s.
Precisando, contem comigo.
Abs.

PDN disse...

Como parte da Casa Warat Goiás e paulistano de nascença, fico muito feliz de ver o surgimento deste blog!

Abraços